sábado, 3 de novembro de 2012

Quem tem medo de...????


Os medos nos acompanham por toda a nossa vida!
Ainda bem, pois é o medo que nos ensina a sermos mais cautelosos, a nos preservar e sobreviver. Mas quando esta sensação nos paralisa, aí sim, se torna um sentimento difícil de conviver.
Pra falar de medo, seja do monstro do armário ou da separação dos pais, existem muitos títulos, alguns bem legais, outros nem tanto. Descobri há pouco tempo uma coleção escrita por Ruth Rocha, umas das nossas principais autoras de livros para os pequenos, que fala sobre o assunto de uma maneira primorosa e muito atual.
Na coleção "Quem tem medo de quê?", de 2002, Ruth Rocha traz lindos textos, usando rimas, onde vários medos são descritos, dando espaço para propormos diversas discussões com as crianças, desde as pequeninas até as maiores, que já vivenciaram um maior número de situações que nos trazem medo.
Dentre todos eles, o meu favorito é "Quem tem medo de ridículo?", pois fala de vários medos sociais muito comuns e pouco trabalhados.
Muitas vezes, esses medos geram grande desconforto para as crianças que ainda não aprenderam a descrever o que sentem em situações de exposição social: é o famoso medo de "pagar mico", de sentirem-se constrangidas. Se é difícil para muitos adultos, imaginem para as crianças, que estão começando a fazer parte do grupo social.
Ler e rir das situações descritas no livro, apreciando as lindas ilustrações e depois conversar sobre a leitura, certamente ajudará a criança a perceber que todos podemos, vez por outra, passar por provações sociais e que a depender de como encaramos o fato, nos sentiremos mais seguros e capazes de administrar os "micos" da vida, dos quais ninguém está totalmente imune.
Leiam, riam e aproveitem!
Um ótimo domingo pra todos,

Cynthia Tanajura

Nenhum comentário:

Postar um comentário