terça-feira, 7 de agosto de 2012

Noções de segurança

No mundo de hoje é muito importante que as crianças, desde bem pequenas, adquiram noções de segurança pessoal. Em casa, ao brincar ou quando vamos passear, precisamos falar com elas sobre o que podem ou não fazer, mas sem tornar este momento estressante ou fonte de medos, pois não queremos que nossas crianças percam a espontaneidade e as oportunidades de ter novas experiências.
Para ajudar neste tipo de orientação e aproveitarmos para falar de outras situações importantes que envolvem limites, sugiro o livro " A gente pode/A gente não pode", de Anna Cláudia Ramos e Ana Rachel, que colheram as falas de crianças de 5 e 6 anos, alunos delas e colocaram como exemplos que podem ser usados para as discussões com os pequenos.
O livro é 2 em 1, pois foi impresso de forma bem interessante: de um lado as coisas que a gente pode fazer e quando a gente vira, surpresa! Começa outro livro, com as coisas que a gente não pode fazer. As ilustrações são bem coloridas e politicamente corretas, com crianças negras e brancas, adultos gordinhos e objetos simples. Eu adoro.
Uso bastante este livrinho no consultório e as crianças se identificam, falando também de outras situações que já vivenciaram.
Fica aí mais uma dica, meus amigos!
Beijos,
Cynthia Tanajura

3 comentários:

  1. Que graça, não conhecia e já vou providenciar, fiquei com muita vontade de ler...parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, que ótima escolha...é no comecinho da vida e da formação da personalidade que precisamos estar atentos, especialmente na questão" Limites", para que lá na frente possamos ver indivíduos saudáveis, culturais e sem preconceitos, como você cita que o livro expõe. Parabéns mais uma vez!!! Sua pró que te ama e admira.

    ResponderExcluir