terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Toda criança precisa e quer limites!

Para nós, que somos pais preocupados em oferecer tudo de melhor para os nossos rebentos, vai a dica do livro de hoje. Não podemos esquecer que as crianças precisam sim, e muito, ouvir eventuais "nãos", para se sentirem seguras, confiantes e amadas, construindo a sua autonomia. É preciso dar, além de "presentes", a nossa presença atenta e cuidadosa, é preciso esperar a criança desejar e lutar para conseguir o que quer, apesar de ser muito fácil pra gente cair na armadilha do consumo, como forma de compensar a nós mesmos pelas nossas faltas.
" Limites sem trauma", de Tania Zagury, da Record, é um livro claro e objetivo que certamente ajudará muito a descobrirmos a medida para a nossa ação com as crianças. Afinal de contas é nosso papel e devemos assumir a nossa responsabilidade, entregando ao mundo cidadãos e não jovens desestruturados e agressivos que se envolvem facilmente em atos de incivilidade e violência, porque não aprenderam a viver em sociedade.
Espero que leiam e compartilhem comigo as suas impressões.
Cynthia Tanajura

Um comentário:

  1. A-do-ro!! Adoro a a autora, a sua linguagem pratica e objetiva e o conteúdo dos seus livros. Importante inclusive para aqueles que precisam aprender a educar sem bater!! Todo pai e mãe deveria ler!!

    ResponderExcluir