sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Proteção e prevenção

No meio deste ano, no caminho para o interior, em plena viagem de São João, recebi um telefonema com a proposta de participar de um projeto que envolveria trabalho com crianças. Não sabia muito bem o que seria, mas era com criança, pra criança, então era pra mim.
Na volta do passeio, fui conhecer esta ideia e encontrei Odívia Barros, uma pessoa comprometida com seus ideais, que estava montando uma equipe com psicóloga e pedagogas para trabalharem com ela na prevenção do abuso sexual infantil. Assim, vem tomando forma um projeto bem bonito, do qual faço parte, com o objetivo de prevenir este tipo de violência contra crianças, que é assustadoramente comum e silenciosa.
O abuso sexual infantil é, na grande maioria dos casos, uma violência que ocorre em casa, onde o agressor é muitas vezes parente próximo da vítima. Por esta razão, as crianças sentem-se mais seguras com suas professoras para falar ou expressar o que aconteceu ou acontece.
Estamos estudando bastante e montando um mini-curso para que professores de crianças pequenas possam conhecer melhor o problema e aprender a lidar com ele de forma adequada, acolhendo a criança vitimizada.
Odívia Barros é a autora do livro que recomendo hoje, para crianças a partir dos 5 anos. Segredo Segredíssimo, da Geração Editorial, é um trabalho pioneiro. O livro é bem ilustrado e nos dá a chance, enquanto pais, de falar de um assunto tão delicado de forma lúdica, abrindo espaço para discutir com as nossas crianças sobre o tema, colhendo o que já sabem e orientando-as a se protegerem.
Já li com os meus filhos e a reação deles foi bem positiva e tranquila, vale à pena!
Um abraço e até mais.

4 comentários:

  1. Cynthia, Parabéns pelo Blog. Sempre digo aos meus alunos, que a base de Matemática ou qualquer ciência, é a leitura. E que essa leitura deve ser iniciada ainda quando a criança esta no berço, para que a mesma possa aprender a ouvi e se encantar na magia dos contos. Trabalhar com criança não é uma tarefa fácil, mas é fascinante. E trabalhar com crianças que sofreram abuso infantil, é muito delicado, pois um dos pontos essenciais é tocar no medo. Medo que retrata sofrimento e dor. Parabéns.(Henrique Mustafa Tanajura)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada cunhado querido!
    Eu adoro trabalhar e conviver com "gente pequena"!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a iniciativa de Odívia com o livro. Já comprei, li para meu filho e indiquei para muitas outras mães em meu blog. Estamos juntas em defesa não só dos nossos filhos mas de todas as crianças. E ansiosa para que o trabalho de vocês nas escolas reforce esta luta.

    ResponderExcluir