terça-feira, 18 de setembro de 2018

Muitas preocupações = ansiedade!

Bom dia, queridos amigos leitores!

Encontrei um livrinho interessante por esses dias, o título é "O que fazer quando você se preocupa demais". A ideia do livro é ser um recurso para crianças e seus pais entenderem, sob uma ótica cognitivista, como as preocupações se instalam nas jovens cabecinhas e o que, enquanto adultos, podemos fazer para ajudá-las a superar este funcionamento que causa tanto sofrimento.
Numa linguagem muito prática e clara, o livro sugere atividades simples para as crianças e orienta os pais no suporte adequado, explicando o que vai acontecer em cada momento, a medida que as atividades vão sendo incorporadas ao dia a dia da família. 
Viver hoje traz inúmeras opções diferentes, algumas ótimas, outras, nem tanto, o que pode trazer muita insegurança e confusão para as crianças que estão expostas a um ambiente que não diz com clareza que podemos muitas coisas e não podemos várias também. Voltamos a cair na questão da falta de limites claros para a construção de pessoas capazes de enfrentar os desafios que a vida vai trazer e daí, para se instalar a ansiedade, não precisa muito mais...
A boa notícia é que sempre dá pra fazer diferente e mudar as situações: ler, se informar e se precisar, buscar ajuda de um profissional psicólogo são algumas das ideias que podem contribuir muito para uma vida mais saudável e cheia de alegrias, sabendo que as tristezas fazem parte e também nos ajudam a crescer!
Aproveitem a dica!

Um beijo amigo,

Cynthia Tanajura

Nenhum comentário:

Postar um comentário