terça-feira, 30 de julho de 2013

E as crianças crescem numa velocidade...

Nooosaaa! Quanto tempo, pessoal!
E o tempo é mesmo senhor de todas as coisas...
De repente a gente acorda e percebe como os filhos crescem rápido, outro dia eram bebês gorduchos, completamente dependentes. Agora têm opinião, participam da vida ativamente, criticam e as inúmeras perguntas reaparecem (lembram da época dos "porquês"?), pois é, as dúvidas agora têm um novo tema e surgem com toda a intensidade! Chega uma época que elas passam a girar principalmente em relação às mudanças físicas que já vem surgindo...
Muito bom aproveitar esse momento em que nossos filhos ainda querem a nossa proximidade, logo não seremos as pessoas mais importantes da vida deles...Mas, enquanto é tempo, vamos orientá-los de forma leve, até mesmo engraçada e valorizar o quanto estão ficando mais bonitos e independentes, dando o suporte necessário para que se sintam seguros e apoiados numa fase tão delicada da vida.
Para nos ajudar nesta tarefa existem vários títulos interessantes, que sempre devem ser lidos antes, para que a gente possa se preparar para as prováveis questões. Sugiro um bem legal, com ilustrações atraentes e texto claro e sensível. "Cabelinhos nuns lugares engraçados", de Babette Cole, é um livro pra crianças que estão chegando na puberdade e que começam a notar as diferenças no próprio corpo, o que pode ser difícil para algumas delas. Ler e conversar sempre ajuda, e muito.
Para entender o que está acontecendo e superar os medos e vergonhas que um novo corpo traz, é muito importante estarmos atentos, enquanto pais, e esta leitura pode ser um bom começo.
Aposto que as risadas que vão dar juntos nesta oportunidade farão parte das lembranças deste período tão gostoso da vida!

Um beijo grande,

Cynthia Tanajura



Nenhum comentário:

Postar um comentário