sábado, 14 de abril de 2012

Um choro "sem motivo" na hora de ir pra escola

Em minha experiência como mãe, professora e psicóloga, muitas vezes observo crianças um pouquinho maiores, que já conhecem a escola que frequentam e as pessoas que lá estão, já passaram pelo período que conhecemos como "adaptação" e mesmo assim, caem no choro ao chegar a hora de se separar da mãe ou do familiar que a levou pra aula.

Pra mim, não existe choro sem motivo ou importância, ele é sempre a expressão de uma emoção forte, seja ela positiva ou negativa. Muitas vezes não conseguimos descobrir o que faz a criança chorar, algumas vezes achamos que é bobagem dela, mas é preciso que todas as vezes estejamos prontos para acolher o seu desconforto.

Passei por isso durante um período no ano passado com um dos meus filhos e até hoje não sei o que fazia com que chorasse.

Existem livrinhos que podem ajudar nesta hora e quero sugerir pra vocês, caso estejam passando ou venham a passar por isso. Um deles  é "Samira não quer ir à escola", de Christian Lamblin, da Ed. Ática, Coleção: "E agora?" que traz o conflito de uma menininha que sente muita vontade de ficar com a mãe, mas acaba percebendo como a sua escola é interessante e o outro é "Como se comportar na escola", de Arianna Candel e Rosa M. Curto, Escala Educacional, que dá dicas de como participar adequadamente de situações comuns na escola, aprendendo a se relacionar.
Ambos os títulos, na verdade, nos dão a possibilidade de conversar sobre o assunto com a nossa criança, dando a ela a oportunidade de falar, caso queira, ou somente de saber que o que sente não é para sempre e pode mudar, o que traz algum alívio para os pequenos.
Lembrem-se: os livros são sempre nossos aliados, lancemos mão deles.
Tenham todos um ótimo final de semana!

Um beijo,

Cynthia Tanajura

2 comentários:

  1. Parabéns pela reflexão. Gostei bastante da sugestão também. Esse livro Samira não quer ir a escola realmente é muito bom.

    Abraços

    Gal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gal!
      Que bom ver você por aqui. Logo faremos mais reflexões...
      Bjs,
      Cynthia

      Excluir