terça-feira, 10 de abril de 2012

Minha nova leitora

Agora é definitivo: não temos mais nenhum analfabeto aqui em casa!
Minha princesinha está lendo tudo com um entusiasmo genuíno e próprio, escolhendo livros na escola e trazendo pra casa, levando os favoritos de casa para serem lidos na escola junto com as prós e coleguinhas. Que maravilha!
Senti, faz pouco tempo, uma emoção muito particular, que quero registrar para não esquecer, afinal são muitas, uma mais especial que a outra!
Na semana passada, usando o dedinho indicador para não se perder, ela conseguiu ler, e o que é mais fantástico, entender, uma página completa do livrinho "A Princesa e o Sapo", que havia escolhido na escola para lermos juntas. No final, deu um suspiro de satisfação e olhou orgulhosa pra mim! Eu, claro, enxugando os olhos e disfarçando, abracei o meu amorzinho e elogiei com muita alegria o seu sucesso.
Ah, gente, como é bom poder viver e aproveitar essas maravilhas que os filhos oferecem pra gente todos os dias. Desejo que todo mundo possa experimentar emoções particulares e tão maravilhosas como essa, desejo principalmente que todos se permitam perceber e sentir este tipo de emoção. Vocês sabem do que eu estou falando? Espero do fundo do meu coração que sim...
Um beijo,
Cynthia Tanajura

2 comentários:

  1. Sei, sim, Cynthia!! Estamos juntas neste momento... que coisa mais linda, não é?? Lembro que me emocionei quando ele leu pela primeira vez da janela do carro alguma palavra da rua... O mundo para eles é outro agora. E ainda bem que o meu também é apaixonado pelos livros e já devora vários deles por dia! Beijos!!

    Jamile
    Mãe para Mães
    www.maeparamaes.com

    ResponderExcluir
  2. “Através da leitura conhecemos paisagens sem gastar passagem”...
    Cynthia, para mim é um grande prazer deixar meu comentário... Quando meus filhos leram pela primeira vez, senti uma emoção muito grande... Márcio que teve a pró dos sonhos de qualquer criança ( Diva Cunha)... ele era rápido em tudo, como é até hoje... e Priscilla, aluna de Glória Caribé, fez uma festa e falou pra mim a mesma frase de Alice:” mãe já sei ler”! A Escola Mundo Infantil me deu a oportunidade de alfabetizar pequeninas crianças durante muitos anos... e muitas vezes chorei quando via um aluno que sentia um pouco de dificuldade em juntar as letras para formar as palavras e depois com cartazes , brincadeiras, etc., ele conseguir e ficar vermelhinho de emoção!... E assim deixo o meu registro que dei continuidade a esse processo, quando passei a acompanhar o crescimento de alunos através da leitura e da escrita na 1ª série, a qual tive a felicidade de ser professora durante muito tempo também de pequeninas crianças, inclusive você, a minha líder de classe!...Foi interessante que num ano, ao começar as aulas, eu estava rodeada de 36 alunos, sendo que 10, eram filhos de professores da escola.
    "Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?" (Fernando Pessoa)

    ResponderExcluir