quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Vamos usar a criatividade?

Esta é Clara Luz, a personagem principal do livro "A fada que tinha ideias" , de Fernanda Lopes De Almeida, Ática.
Apesar de ser um livro (bem) antigo, na minha opinião a sua história é bastante atual, pois fala da percepção da criança sobre o poder da criatividade.
Para Clara Luz, a nossa fadinha criativa, "quando alguém inventa alguma coisa, o mundo anda. Quando ninguém inventa nada, o mundo fica parado." Agora, imaginem a quantidade de confusões em que esta menina-fada acaba se metendo graças aos seus experimentos mágicos, deixando a Fada Mãe e a sua professora desesperadas.
Este é um livro marcante que eu li muitas vezes com prazer, pois trabalhei com ele quando dava aulas de Português na Escola Mundo Infantil. Eu trabalhava com crianças de 9 e 10 anos, no início da minha caminhada profissional, acho que há uns bons 20 anos atrás! Lembro bem de ter me divertido muito com os meus alunos lendo este livro.
'A fada que tinha ideias" é sensível, engraçado e tem belíssimas ilustrações. Um livro muito premiado ( incluído na Bibliografia Seletiva de Literatura Infantil, da Unesco, no Ano Internacional do Livro (1972), selecionado para o acervo permanente da Biblioteca Internacional para a Juventude, de Munique (1976), entre outros ).
Também adaptado para o teatro pela própria autora, é um livro que vale à pena buscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário